Para falar sobre Marketing de Conteúdo eu gostaria de falar de novela, talvez você deteste ou seja fã de carteirinha, não importa quem você seja. Se imagine assistindo a novela das nove: no momento mais decisivo, a mocinha está com olhos cheios de lágrimas e de repente… aparece a vinheta da novela anunciando o intervalo! Beleza, sejamos mais contemporâneos, quantas e quantas vezes você sentiu ansiedade para que acabasse logo os 5 segundos de propagandas no Youtube?
Não tem nada de errado no modelo de negócio da Globo ou do YouTube. Foi a forma que encontraram para gerar receita e também não podemos negar o sucesso que inúmeras marcas fizeram ao longo da história anunciando com eles, mas o que nos trouxe até aqui, não vai nos levar para o próximo nível. A interrupção do consumo de um conteúdo gera ansiedade e frustração, e se esse sentimento pode se associar a sua marca.
Gostei de fazer esse exercício de imaginação, vamos continuar com isso: imagine você desesperado em meio a um canteiro de obra, e esse canteiro é a reforma da sua casa, quem já passou sabe o que é isso: dor de cabeça e estresse. No terceiro dia de obra, você está no trabalho e procura sobre a nova decoração da sala, ‘acha’ um site que fala sobre a cor coral que é a nova tendência para 2019, tem vídeo de Designers de Interiores falando sobre sofás, se pode ou não usar plantas naturais na sala e você percebe que, por “coincidência”, consegue comprar tudo aquilo naquele mesmo site. E lá está você estourando o limite do seu cartão.
Agora pensa se esse cara do site bacaninha, que fala tudo, explica bem, faz vídeos legais é seu concorrente direto e você está só no feijão com arroz: fotinha no Instagram, panfletagem na rua movimentada e promoção. Você tá muito ferrado! E se você não for empresário, mas é Social Midia ou profissional do marketing e não sabe do poder disso tudo, você está fazendo seus clientes perderem dinheiroe colocando o seu futuro profissional em risco. Depois não diz que eu não avisei.
Bem,basicamente o site legal de decoração que é na verdade uma loja de móveis e está fazendo o uso de estratégias de Marketing de Conteúdo.
Você já entendeu o que é, mas para ficar mais organizado e definido, Marketing de Conteúdo é: fornecer de graça um conteúdo tão bom, tão bom, que as pessoas vão querer pagar por mais informação, te identificar como autoridade e fidelizar-se. É assim que defino, mas se quiser uma outra definição mais formal, te trago essa de Joe Pulizzi:
Marketing de conteúdo é o processo de marketing e negócios para a criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente.
Ok, agora sabemos o que é Marketing de Conteúdo, entendemos as definições, mas ainda tenho muitas coisas relacionadas para falar, em breve trarei mais algumas informações.
Distribuição
Sobre a distribuição desses conteúdos, escrevi um artigo aqui no blog que acredito que você vá gostar de ler: https://launchclub.com.br/os-tres-fatores-de-anuncios-de-sucesso/