Marketing de Conteúdo: produza mais com menos!

Você sabia que pode estruturar melhor a sua produção de conteúdo e distribui-lo da maneira mais eficiente, sem precisar gastar tanto tempo para cada plataforma? É exatamente sobre isso que falo neste artigo sobre marketing de conteúdo.

O brasileiro, passa em média 225 minutos por dia em redes sociais e 66% deles gastam em média 9 horas do seu dia navegando pelas páginas da web e aplicativos mobile.

O YouTube, segundo site mais acessado deste planetinha aqui, recebe a cada minuto 400 horas de conteúdo em vídeo.

500 milhões de pessoas acompanham diariamente os Stories publicados no Instagram.

Muito conteúdo, muito tempo na frente das telas estão resultando é uma diminuição do tempo de atenção das pessoas. Isso segundo uma pesquisa da Microsoft que foi feita com 2.000 pessoas lá no Canadá. Ela revelou uma queda de 12 para 8 segundos o tempo de atenção dos participantes em 15 anos de pesquisa.  

Isso tudo estar “obrigando” aos criadores de conteúdo e as marcas a se esforçarem ainda mais pela atenção e retenção da audiência. Então vou logo avisando, conteúdos ‘meia boca’ não passarão!

Agora sem enrolação, direto, ao ponto, você pode fazer mais conteúdo gastando menos energia do que você imagina. Talvez você já tenha escutado algo do tipo, vídeo Raíz e Nutella ou o conselho:

“É só pegar um vídeo maior, fatiar em menores e posta no Instagram”.

Pessoal, não é bem assim que o jogo funciona.

Mas então preciso gastar um tempão, para produzir material para cada rede que estou?

Mais ou menos também. O importante é que o que você publique tenha o formato nativo da plataforma que você está veiculando.

Não adianta forçar conteúdos em link em uma rede que não aceita links. Ou publicar conteúdos de uma viagem pessoal em uma rede profissional.

Você pode produzir um material maior, seja vídeo de no mínimo 5 minutos, podcast, artigo e depois transformá-los em menores, mas respeitando a regra de cada plataforma.

Para facilitar a produção e distribuição de conteúdo nas redes sociais, blog, plataformas de podcast eu apresento o: “Pirâmide Invertida de Distribuição de Conteúdo”

Pirâmide Invertida de Distribuição de Conteúdo - Marketing de Conteúdo
Pirâmide Invertida de Distribuição de Conteúdo

Talvez ela não seja sensacional, mas é maravilhosa quando você vai pensar na produção e distribuição dos seus conteúdos.

Ela é basicamente um triângulo de cabeça para baixo. Na sua base, tem o conteúdo mais denso que você planeja produzir, seja um podcast, vídeo ou artigo para blog. As lives podem entrar nessa base, porém é um ambiente mais difícil de ser controlado.

A parte do meio são os conteúdos de densidade média para pequena, são aqueles vídeos menores de até um minuto para serem publicados nos feeds das redes sociais, ou fotos com a legenda que possui como base o que foi dito na parte de cima da pirâmide.

O ideal é que o vídeo maior seja desde o roteiro pensado para receber cortes. As ideias sejam iniciadas e terminadas em um minuto, isso ajuda a deixar o vídeo até mais dinâmico.

A última parte são os vídeos de 15 segundos, para stories publicações de fotos com frases retiradas desses vídeos maiores, tweets com até 240 caracteres.

Dicas de Livros

Resumão

  • Um conteúdo de mais de 5 minutos em vídeo pode ser transformado em um Artigo para Blog, basta transcrever e adaptar da fala para a escrita.
  • Se retirar o vídeo e mantiver o áudio, temos um podcast.
  • A parte escrita pode virar legendas em publicações nos feeds das redes sociais.
  • Do vídeo é perfeitamente viável escolher partes em que ideias comecem e terminem e menos de um minuto para serem publicados como posts.
  • Ainda é possível fazer Stories com as ideias do artigo maior, além de utilizar frases de efeito como tweet lá no Twitter.

E essa é a função da “Pirâmide Invertida Sensacional e Maravilhosa de Distribuição de Conteúdo”, mostrar graficamente esse processo que pode ajudar a você ou sua marca a produzir e realizar com mais eficiência o Marketing de Conteúdo nas redes sociais digitais.

Se esse conteúdo lhe ajudou, você também pode ajudar outras pessoas, é só enviar e espalhar pelo mundo pelas redes sociais.

Marketing de Conteúdo – Distribuição Paga

Para distribuir de maneira paga e aprimorar o seu marketing de conteúdo, escrevi um artigo que fala exatamente sobre isso, confira: https://launchclub.com.br/os-tres-fatores-de-um-anuncio-de-sucesso/

Fonte: Relatório “2019 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite.

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