O que é e como fazer um Teste A/B?

Esses dias, em um brainstorm aqui na M Soluções, estávamos em um impasse na escolha de dois nomes para uma Semana Gratuita de um expert que realizamos o lançamento. Tínhamos dois nomes excelentes na mesa, eles casavam com a promessa tanto do conteúdo gratuito como do curso pago, eram curtos, chamavam atenção, eram óbvios, tinham tudo para serem excelentes. Então resolvemos colocar os dois ao mesmo tempo no ar, fizemos um teste A/B e o comportamento da audiência falou qual era realmente o melhor.

Antes de adentrar nesse experimento é importante explicar que o teste A/B

Nada mais é que a possibilidade de apresentar duas ou mais variações de um aspecto de algum produto a uma audiência controlada (uma parte da audiência) e a partir do resultado, geralmente quantitativo, aplicar o que melhor se encaixa para a campanha de marketing em seu tamanho total.

Na prática

Para ficar mais claro, em um site podemos colocar um botão rosa. Mas, para saber se essa é realmente a melhor cor, o botão aparece para cada pessoa em uma cor específica e, após um tempo, iremos analisar qual leva as pessoas a executarem mais a ação desejada.

O mesmo site, com o mesmo link possui uma única variação e é testado se essa mudança de cor é suficiente para otimizar o alcance dos objetivos.

Nesse caso temos 4 variações de cores de botão a serem testadas e o site que está realizando o experimento geralmente força uma distribuição igualitária das visualizações.

Por exemplo: se são 4 variantes e o teste terá uma amostragem de 100 pessoas: 25 receberam a cor original do botão, 25 vermelho, 25 rosa e 25 irão receber o site com o botão na cor verde.

Nosso objetivo na campanha era de captura de lead e revelou os seguintes resultados, conforme a imagem abaixo:

Exemplo de resultado de Teste A/B

Com uma simples mudança de cor do botão da página de captura de lead, aumentamos em 12% a conversão em relação à cor original, que era um coral. O vermelho não deixou a página mais bonita, mas ajudou a melhorar os nossos resultados. 

Aviso: não mude todos os botões da sua página agora. Esse resultado foi positivo para nossa audiência, na página especifica e durante aquele tempo. 
Outro aviso: é importante definir bem o objetivo. Contudo, nem sempre a variação que vai trazer mais emails para sua base a partir de um conteúdo gratuito é a que vai gerar mais clientes pagantes. 
Aviso dentro do outro aviso: isso serve para todos os conteúdos, não adianta postar nas redes sociais o vídeo com o meme do momento se ele não se conecta lá na ponta com o produto ou serviço que você pretende vender.

Teste A/B para definir nomes

Além de cores de um botão, o teste A/B ajudar definir desde o melhor assunto para sua campanha de email marketing até o nome de um produto. E foi para isso que caro leitor, que usamos o Google Optimize. Essa ferramenta GRATUITA (GRA-TIS {0800 [FREE]}) é poderosa e bastante simples de usar. Primeiramente, para realizarmos esse experimento, seguimos os seguintes passos:

Pergunta: Qual o melhor nome para a nossa semana gratuita de conteúdo?

Hipóteses: Semana A, Semana B (Não vou dizer pra não ficar na cara o cliente, não posso revelar esses detalhes, pagar advogado por conta de quebra de contrato é complicado)

Como será feito: duas páginas idênticas, tendo como única variação o nome.

Para você saber na prática como funciona, fiz um vídeo de 1 minuto mostrando como funciona:

A partir dos testes, vimos que Semana A, era a melhor opção e escolher esse nome elevou em até 9% nossa captação. Aliás, isso norteou todas as campanhas de anúncios nas redes sociais, search e email. 

Quais variações posso ter em um teste A/B?

A maioria dos serviços de email, dispõem de opções de teste A/B nativo e lá você pode testar, por exemplo, se sua audiência clica mais em emails que possuem imagem ou que recebem apenas com textos. Já nas páginas do seu site, você testar quase tudo: 

  • Headline (título em destaque) da página; 
  • Call-to-Action (botões para conversão); 
  • Imagens ou vídeos; 
  • Descrições da oferta; 
  • Elementos visuais (Animações, Setas, Gráficos)
  • Tamanho e campos do formulário; 
  • Indicadores de confiabilidade (testemunhos, certificados etc.)

Conclusão

Realizar testes A/B não é apenas uma opção que você pode experimentar, afinal é um dos mais importantes nortes que você terá ao tomar decisões inteligentes de marketing. E se você achou interessante e útil esse conteúdo, escreve pra mim aqui em baixo nos comentário. 

Mostre para sua galera esse artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Copyright 2020 © Todos os Direitos Reservados | Design by M Soluçoes