Qual ferramenta de email marketing usar?

Neste Artigo vou falar um pouco sobre Email Marketing e quais os critérios são importantes serem levantados ao escolher a ferramenta de disparo de e-mail da sua empresa.

Os passos iniciais de boa parte dos lançamentos de info-produtos e estratégias de marketing digital são a produção e distribuição de conteúdo e captura de lead. Essa última etapa é basicamente a conquista da informação de contato de um possível cliente.

Esse contato pode ser o messenger do Facebook, Whatsapp, pixel de anúncio ou o queridinho dos estrategistas digitais: o e-mail marketing.

As chances são bem altas de que você já tenha recebido um anúncio como: ebook grátis das ervas das montanhas, semana gratuita da flauta peruana invertida, planilha para pagar menos imposto ou imersão que emagrece em dois dias o que você engordou em 10 anos. Logo depois você é cordialmente conduzido a uma linda pagina, onde é convidado colocar seu email, nome, às vezes pedem até o seu telefone, para um futuro contato mais íntimo, quem sabe?

Não existe almoço grátis

Email Marketing

Não existe almoço grátis, e se você está lendo esse artigo espero que já saiba disso. 

Essas iscas, são o início de um funil que geralmente termina em uma ou mais ofertas de venda. E é justamente sobre como usar o email para executar tudo isso, que vamos falar aqui. E não se engane, esse poderoso utensilio de marketing não morreu e pode ser responsável por bem mais da metade de suas vendas em um lançamento.

Os números de utilização também são grandes: 72% dos consumidores escolheram o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Em 2020, o número de usuários de emails deve chegar aos 3 bilhões. Esse velho gigante está na ativa. 

As Ferramentas de Email Marketing

Para executar todo esse trabalho de envio de mensagens é utilizado ferramentas de disparo de email marketing e no mercado, opção não falta. É importante observar: 

  • Entrega – como é o histórico de entrega dos emails enviados por essa ferramenta? Dependendo da ferramenta e do seu uso (vamos falar mais sobre isso em outro artigo) as mensagens podem ir direto para o Spam. 
  • Usabilidade – essa ferramente é fácil de ser utilizada por você e sua equipe? Utilize as versões de teste ou os períodos grátis, apenas ler as páginas de venda pode não ser tão útil. 
  • Preço – esse valor mensa cabe no orçamento mensal? Estou preparado para continuar na ferramenta quando a base de leads crescer? É em dólar, estou preparado para a variação cambial? Vale a pena usar esse mais barato, mas que é pior em todos os outros quesitos? 
  • O plus – O que ele tem a oferecer a mais? Alguns possuem CRM integrado, criação de landingpages, alguns possuem também chat para o site. É importante qual diferencial vai trazer mais resultado para sua empresa.
  • Automações – Como funciona a automação na plataforma? Quais os recursos ela possui?
  • Integração – Consigo integrar minha ferramenta de venda com a de email? Posso integrar meu site com ela? Saber quais opções de integração é importante e vai facilitar sua vida. Além de ter opções sofisticadas como, por exemplo: disparar um email para pessoas que assistiram um vídeo em seu site. 
  • Teste Consigo fazer testes A/B? Os testes A/B é uma importante ferramenta para descobrir qual melhor assunto utilizar em uma campanha maior, a melhor forma de escrever para sua audiência e é uma opção poderosa para apertas os parafusos das suas campanhas de email marketing. 
  • Suporte – Deu problema, com quem eu falo? HELP! Ninguém pensa na hora de contratar, mas qualquer ferramenta pode conter bugs e passar por instabilidades, durante o período de teste, tente contato com a equipe de suporte. 

Procure em comunidades no Facebook sobre as ferramentas, em português e inglês. Use as versões gratuitas e períodos de teste, mas só utilize de fato para captação só quando se sentir seguro. Mudar de ferramenta de email marketing é prejudicial, já que importar uma lista de emails prejudica na entrega das mensagens, a forma ideal para a captação sempre será utilizando a própria plataforma. 

Não existe ferramente perfeita

Não existe ferramenta de email marketing perfeita para todos os ramos, tamanhos de audiência, entregas e propósitos, por isso o ideal é que você perca umas horinhas para definir qual a melhor para seu negócio. Procure os erros que ela possui, descubra os acertos e coloque tudo na balança, avalie o custo benefício e faça a sua escolha levando os pontos que levantei.

Acredita que tem mais coisas que precisam ser levadas em conta? Esse útil de ajudou? Escreva aqui em baixo nos comentários:

Fonte:https://www.marketingsherpa.com/article/case-study/customer-communication-by-channel

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